sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quatro brasileiros entre os oito melhores da Libertadores


Os últimos classificados às quartas de final da Copa Libertadores da América foram definidos nesta quinta-feira (06/05).
Universidad (CHI), Internacional e Libertad (PAR) juntaram-se a Flamengo, Chivas (MEX), São Paulo, Estudiantes (ARG) e Cruzeiro na próxima fase.

O Flamengo, que precisou apenas de um gol para superar o Corinthians - mesmo com a derrota por 2 a 1, jogando no Pacaembu - e alcançar a classificação para as quartas, enfrenta seu rival e algoz da primeira fase, o Universidad de Chile.

O time chileno encarou o Alianza Lima (PER) no Chile e conquistou sua vaga (venceu por 1 a 0 no Peru) de forma emocionante. Empate por 2 a 2 com jeitão de Libertadores: polêmica, confusão, ausência de cartões amarelos e pancadaria.

Se no primeiro jogo, realizado na Colômbia, o Libertad (PAR) jogou na retranca e arrancou um empate sem gols, no segundo, no Paraguai, o time paraguaio sofreu, mas fez 2 a 1 no Once Caldas (COL) com direito a pênalti perdido no primeiro tempo e virada nos acréscimos.

Os adversários dos paraguaios na próxima fase serão os mexicanos do Chivas Guadalajara, que, depois de conseguirem uma boa vitória por 3 a 0 no México, seguraram o ímpeto do Vélez Sársfield (ARG) em plena Argentina.
Os argentinos, que precisavam fazer três gols para levarem a disputa pelo menos para os pênaltis, marcaram dois gols no sufoco e amargaram a eliminação em pleno ano do centenário - assim como o Corinthians.

Outro time brasileiro que garantiu sua classificação foi o São Paulo. Mas foi de maneira sofrida.
Depois de empatar duas vezes - dois resultados sem gols - contra o Universitario (PER), o Tricolor Paulista decidiu sua vaga nos pênaltis. Rogério Ceni (na foto, voando para fazer uma defesa) foi o destaque do jogo depois de perder um pênalti e defender outros dois.

O próximo desafio do São Paulo vem de Minas Gerais. E vem embalado depois de fazer 3 a 1 em casa e golear por 3 a 0, fora, na casa do Nacional, do Uruguai.
Pelo segundo ano consecutivo, então, Cruzeiro e São Paulo se enfrentarão nas quartas de final do torneio continental. Em 2009, melhor para o time celeste - que mais tarde perderia a final para o Estudiantes (ARG) em pleno Mineirão.

O time argentino, por sua vez, eliminou o frágil San Luis (MEX) - 1 a 0 no México e 3 a 1 na Argentina - e agora segue defendendo o título.
E o Internacional de Porto Alegre é o seu obstáculo no caminho para o bicampeonato.

O time gaúcho perdeu por 3 a 1 para o Banfield (ARG) na primeira partida, mas venceu por 2 a 0 na segunda, jogando diante de sua torcida.

2 comentários:

Felipe disse...

Tirei várias lições nesta rodada:
1 - Camisa pesa, mesmo. Jogadores medianos que compõem o elenco flamenguista parecem se inspirar pelo manto e jogaram muito bem.
2 - Mata-mata traz muito mais emoção do que pontos corridos, ainda que este proporcione sim momentos de êxtase.
3 - Os são paulinos estão muito felizes com a eliminação do Corinthians, mas podem preparar os escudos porque um super Cruzeiro vem aí.
4 - O Inter precisa melhorar muito o futebol para conseguir superar o atual campeão.
5 - talvez poupar jogadores não seja a forma ideal de se obter entrosamento e preparação física. Pelo contrário. Os caras que jogam juntos de quarta e sábado tendem a se entender mais rapidamente. Contusões e cartões fazem parte do processo, e aí entra o bom elenco que um time precisa ter. O Corinthians tinha um bom elenco (não tão bom quanto do ano passado, mas dava para ir mais longe), mas poupou demais, mesclou demais e este deve ter sido um dos fatores principais para o resultado negativo.

Leandro Las Casas disse...

Disse tudo, Felipe. E digo mais: o único brasileiro que tem bola para chegar à final é o Cruzeiro.