terça-feira, 27 de abril de 2010

Não só de Robben vive o Bayern


O primeiro time a garantir vaga na final da Liga dos Campeões é alemão.
Jogando em Lyon, na França, o Bayern de Munique venceu o time da casa por 3 a 0, com três gols do atacante croata Ivica Olić (beijando a aliança na foto).

Precisando vencer por dois gols de diferença para reverter a vantagem do time bávaro e com o time completo - ao contrário do rival -, o Lyon não jogou bem e foi facilmente dominado pelo Bayern.

Aos 2min de jogo, por exemplo, quem assustou foi o time de Munique. Müller recebeu passe na pequena área e bateu pra fora, perdendo uma chance e tanto.
O lance só comprovava o que os times mostravam em campo: Lyon errando passes e Bayern pressionando.

Assim, aos 25min, Müller entrou na área, tocou para Olić e viu o valente croata dominar, virar e marcar. 1 a 0 para os alemães em pleno Gerland.
Aos 30, no entanto, resposta francesa. O brasileiro Michel Bastos recebeu cruzamento nas costas da zaga e bateu pra fora - uma chance que o Lyon não voltaria a ter na partida.

O segundo tempo veio e Gomis entrou no lugar de Cissokho, numa clara tentativa de aumentar o poderio ofensivo do Lyon. Sem efeito.
O Bayern, por sua vez, colocou o titular Demichellis - que sentia dores musculares antes da partida - no lugar do também titular Van Buyten. Badstuber completava a defesa ao lado de Contento pela esquerda e Lahm, pela direita.

As mudanças na defesa, porém, nem foram sentidas. Afinal, quem tinha o controle do jogo eram os visitantes. Aos 15min, por exemplo, numa calara demonstração de descontrole, o zagueiro brasileiro Cris foi expulso após reclamar com o árbitro.

Se o controle já era alemão e o desespero dos franceses já era enorme, aos 22min, então, tudo isso aumentou. Olić, mais uma vez: 2 a 0.
Precisando fazer cinco gols e com um jogador a menos, o Lyon padeceu. Aos 32min, o inspirado Lahm cruzou e Olić - mais inspirado ainda - cabeceou, num lance que lhe rendeu um corte na cabeça.

Assim, com quatro gols no placar agregado, deram ao Bayern a liberdade de tentar fazer mais. E foi assim até o final da partida; Lyon perdido e Bayern desfilando em campo, numa de suas melhores atuações na Champions League.

A partida não só premiou o time que melhor jogou a semifinal, como apagou a impressão de que o Bayern de Munique deixou na fase eliminatória. Tanto nas oitavas, contra a Fiorentina, quanto nas quartas, contra o Manchester United, o time alemão venceu em casa e perdeu marcando duas vezes fora.

Além disso, os três gols de Olić o firmaram como vice-artilheiro da competição - o líder em gols marcados é o E.T. Lionel Messi -, com sete gols e lhe destacou como o legítimo representante dos bávaros nesta UEFA Champions League: aos trancos e barrancos, trombando e brigando, chega aos seus objetivos.

Esta é a oitava final do torneio continental que o time alemão alcança. Nas outras sete, venceu quatro e perdeu três.

-

Foto: Agência/AFP

Um comentário:

Felipe disse...

Realmente, não é o time mais genial, mas como futebol não é nada exato...