sábado, 15 de agosto de 2009

Novo ´Messi` é o escambau

Por Décio Lopes, do blog Expresso da Bola

Depois de perder vários jogadores, o Coritnhians está prestes a, enfim, dar uma boa notícia à Fiel torcida: a contratação do argentino Matías De Federico. Legal, muito legal! O reforço me parece bastante interessante e pode dar certo. Se fosse eu o “homem da grana” no Timão, faria o investimento, dentro das bases que vêm sendo comentadas. O rapaz é bom de bola e levou o Huracan ao vice-campeonato argentino, o que não é pouca coisa.

Mas, pelo amor de Deus, vamos parar com este papo de “novo Messi”. Pode ter sido invenção do marketing do Corinthians para valorizar a aquisição, pode ser excesso de empolgação dos jornalistas (brasileiros e/ou argentinos), pode ser carência dos torcedores, ansiosos por um novo ídolo. Tudo bem. Pode ser tudo isso. Normal. Assim é o futebol.

Mas levar este papo longe demais já é participar de uma fraude. Enganação. Pior ainda: é criar uma expectativa que certamente o novo contratado não vai conseguir suprir. Em outras palavras: é atrapalhar o trabalho dele em uma possível chegada a São Paulo. Ser um bom jogador é uma coisa, ser ótimo é outra, ser fora-de-série é mais difícil ainda… Mas ser o “novo Messi” é querer demais de qualquer atleta, ainda mais um jovem que chega de outro país, de outra cultura e que vai precisar de tempo de adaptação.

Vamos torcer para que mais um talento venha para o futebol brasileiro. Dedos cruzados até o último segundo da negociação! Agora, por favor, paremos com este papo de “novo Messi”. Até porque, convenhamos, se o De Federico fosse tão espetacular assim, ele estaria sendo vendido aos gigantes europeus (pelo poder econômico, obviamente; não por tradição, grandeza do clube ou qualque sentido de justiça).

Mas se em vez de “gênio do futebol” ele já for um bom jogador e render no Corinthians, excelente! Está valendo.

Então que venha o argentino, que seja bem recebido e que faça sucesso. Como De Federico, não como “novo” droga nenhuma.

Nenhum comentário: