quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cinco brasileiros são flagrados em antidoping e estão fora do Mundial

Bruno Tenório, Lucimara Silvestre, Jorge Célio Sena, Josiane Tito e Luciana França já estavam fazendo aclimatação na Alemanha

________

Cinco dos 44 atletas brasileiros convocados para o Mundial de Atletismo foram flagrados em exame antidoping. Bruno Tenório, Jorge Célio Sena, Josiane Tito, Luciana França e Lucimara Silvestre estavam fazendo aclimatação na Alemanha quando receberam a notícia sobre os resultados, nesta terça-feira.


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) informou que eles foram submetidos a teste surpresa, fora de competição, no dia 15 de junhom que detectou a substância "Recombinant – EPO isoforms", um hormônio que estimula a produção de energia aeróbica. O Mundial começa no dia 15, em Berlim. Na semana passada, a CBAT tinha anunciado a suspensão de Lucimar Teodoro, que também estava classificada. Com isso, a delegação brasileira perde seis representantes e disputa a competição com 39 atletas.

Os cinco atletas flagrados no exame solicitaram contra-prova e vão retornar ao Brasil para fazerem suas defesas. Eles estão impedidos de disputar competições até que o resultado seja divulgado. A CBAT, entidade que solicitou os testes, abriu inquérito para apurar os fatos. Os exames foram feitos por um laboratório canadense credenciado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf).


Quarto em Pequim, revezamento 4x100m fica sem dois atletas


Bruno Tenório, um dos cinco atletas flagrados Dos cinco flagrados, três disputaram os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado: Bruno, Lucimara e Josiane. Bruno ajudou o Brasil a ficar com quarta colocação no 4x100m, prova vencida pela Jamaica de Usain Bolt. Em Berlim, Bruno e Jorge Célio Sena competiriam tanto no revezamento quanto nos 200m rasos.


Com as suspensões, o Brasil terá que fazer mudanças na escalação do 4x100m ou desistir da prova. A comissão técnica ainda não decidiu. Há outros três atletas na equipe: José Carlos Moreira, o Codó, Vicente Lenílson e Basílio de Moraes. A opção para a outra vaga é Sandro Viana, velocista que compôs o quarteto brasileiro em Pequim, junto com Bruno, Codó e Vicente. Sandro estava convocado apenas para os 200m em Berlim.


Lucimara disputaria o heptatlo na Alemanha, e Josiane o 4x400m. Luciana França correria os 400m com barreiras.

___________________

Do GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro.

Um comentário:

Gutao disse...

Sobre esta parada de antidoping, eh normal, todo atleta de alto rendimento, como eles, fazem "tratamentos" com "produtos" que sao pegos sempre no antidoping, por isso quando os exames sao feitos, surpresas eh detectado a substancia. Pois caso fosse feito (o exame) durante a competiçao, nao seria detectado, pois a substancia ja teria sido "utilizada" pelo corpo, e nao seria acusada no exame. Mas como o exame foi surpresa ... porem nada mais que normal, TODO atleta de alto rendimento toma substancias ilegais.